LIVRO VS FILME: A garota no trem

“Todas as manhãs Rachel pega o trem das 8h04 de Ashbury para Londres. O arrastar trepidante pelos trilhos faz parte de sua rotina. O percurso, que ela conhece de cor, é um hipnotizante passeio de galpões, caixas d’água, pontes e aconchegantes casas. Em determinado trecho, o trem para no sinal vermelho. E é de lá que Rachel observa diariamente a casa de número 15. Obcecada com seus belos habitantes – a quem chama de Jess e Jason –, Rachel é capaz de descrever o que imagina ser a vida perfeita do jovem casal. Até testemunhar uma cena chocante, segundos antes de o trem dar um solavanco e seguir viagem. Poucos dias depois, ela descobre que Jess – na verdade Megan – está desaparecida.
Sem conseguir se manter alheia à situação, ela vai à polícia e conta o que viu. E acaba não só participando diretamente do desenrolar dos acontecimentos, mas também da vida de todos os envolvidos.”

Rachel é obcecada pela relação de Jess e Jason, que na verdade se chamam Megan e Scotty. No casal, ela consegue enxergar o relacionamento que teve e não conseguiu mantê-lo, o verdadeiro amor. Tom, seu ex-marido, agora vive na casa dos sonhos de Rachel com sua nova esposa, Anna e sua filha Evie. Todos os dias, quando pega o trem para Londres, Rachel observa as duas casas: de Tom e de Megan. Ela adorava acordar e ouvir o som do trem nos trilhos.

“Nunca entendeu como é possível sentir saudade do que nunca teve, e ainda chorar por isso.”

A protagonista divide seu apartamento com Cathy, uma amiga antiga. O que era para durar algumas semanas, durou dois anos. Dois anos dividindo um apartamento onde não se sente a vontade com uma amiga que nem é tão próxima assim. O namorado de Cathy, Damien, deixa claro que não gosta de Rachel e nem de que ela more no mesmo teto que a namorada por conta do álcool. Quando bebe, Rachel perde o controle, o que resulta a várias ligações para seu ex-marido, Tom, deixando Anna irritada.

“Perdi o controle sobre tudo, até sobre os lugares na minha cabeça.”

Quando descobre que Megan desapareceu, ela se sente atingida. Quer ajudar, quer saber o que aconteceu e quer fazer parte disso. Por impulso, acaba indo a polícia e contando que viu Megan com outro homem e se aproximando de Scotty, para tentar ajudá-lo. Ela estava lá na noite em que Megan desapareceu, se lembra de ter descido na estação perto da casa dela, mas por conta da bebida, não se lembra de nada. E ela fica se perguntando se está envolvida.

“Se eu visse aquela mulher agora, se visse Jess, cuspiria na cara dela. Eu arrancaria seus olhos à unha.”

O livro prende o leitor do começo ao fim. É uma narrativa bem envolvente, que conforme detalhes que a autora espalha pela obra, o leitor vai conseguindo encaixar as peças junto com a personagem Rachel. Há três narradores: Rachel, Megan e Anna. A mesma história no ponto de vista das três. As três chaves para concluir o quebra-cabeça.

O roteiro do filme é fiel a obra apesar das adaptações. No livro o cenário é Londres, quanto ao filme, Nova York. Se não tivessem mencionado o nome da cidade no filme, eu imaginaria que fosse Londres por conta do lugar em que gravaram e o clima em que a cidade se encontrava.

Na obra, os detalhes desse thriller psicológico é percebido aos poucos, uma informação de cada vez até o leitor absorver tudo e conseguir compreender o que está realmente acontecendo. Já no filme, muitos desses detalhes foram esquecidos ou modificados, dando as informações mastigadas demais para os telespectadores.

No filme, Damien não existe. O que foi uma pena. Achei ele significativo para as dúvidas de Cathy se deveria ou não pedir para Rachel procurar outro lugar para morar. A detetive Riley, que cuida do caso do sumiço de Megan, deixou a desejar. No livro ela parecia ser uma personagem bem mais firme e irritante, quanto no filme apareceu poucas e vezes e não fez jus ao papel. A visão que eu tive de Rachel, uma mulher acima do peso e desleixada não é a mesma do filme. No longa, ela é apenas desequilibrada emocionalmente e alcoólatra.

Outro personagem que deixou a desejar foi Scotty. A visão que eu tinha de marido amoroso e cheio de vontade de construir uma família não apareceu no filme. Ao invés disso, mostrou-se ciumento e pouco preocupado com o sumiço da esposa. O desespero todo que a autora narrou não foi transmitido. O único personagem que foi exatamente o que eu esperava, foi o psicólogo de Megan, Abdic. Calmo e profissional.

Resumindo: o livro é maravilho e o filme é bom.

Claro que não fiquei surpresa com o final, já que eu sabia o que seria, mas achei que a personalidade dos personagens deixou a desejar.

15 comentários sobre “LIVRO VS FILME: A garota no trem

  1. Eu não li o livro confesso. Mas achei o filme muito bom. A forma como toda o clima de tensão foi construído foi impressionante. O elenco é maravilhoso também. Parabéns pela crítica.

    Beijos.

    Curtir

  2. Oi, não li o livro, não completamente, apenas uma foleada do de uma aluna, ainda pretendo fazer isso com calma e depois ver o filme, gostei de seu texto, acho que dos que já vi tentando fazer uma comparação entre livro e adaptação, o melhor.

    Curtir

  3. Hey, Amanda!

    Eu li esse livro e ODIEI! ahahahahaha
    Achei a personagem muito fraca e irritante. Também não gostei dos outros.
    A única coisa legal pra mim foi o estilo da narrativa, feita por perspectivas diferentes. Fora isso, pra mim a leitura foi lamentável.
    Por esse motivo, quero passar beeeemmmm longe do filme… rsrs.

    Beijos!

    Curtir

  4. Olá,

    Vi este filme na semana passada e gostei muito para ser sincera, mesmo com as mudanças sutis em relação ao livro, achei que o enredo foi bem fiel e se manteve interessante. Sou suspeita para falar, pois gosto muito de histórias de suspense, então gostei muito do livro e do filme.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    Curtir

  5. Eu me interessei muito pelo enredo do filme, quando vi o trailer, mas confesso que não tenho vontadeeee de ler, sabe? Adaptações sempre deixam a desejar, na verdade. Isso porque é impossível colocar tudo idêntico, tipo livro é diferente de filme, cada um é uma arte distinta. ☺

    Curtir

  6. Eu estou LOUCA para ver esse filme desde que ele foi anunciado, mas ainda não tive a oportunidade. Foi quando eu vi que na biblioteca da minha cidade tem o livro A Garota do Trem e fiquei na dúvida se devo ler ou assistir primeiro. Mas depois da sua resenha, decidi ler. Beijo!

    Curtir

  7. Olá,
    Já ouvi falar do livro. Mas tenho que dizer não creio que eu vá ver o filme. Tenho preguiça extrema para adaptações de livros para filmes, porque com certeza eu criticarei e acharei o livro melhor hahaha

    euinsisto.com.br/

    Curtir

Deixe um comentário

