RESENHA: BOA NOITE – Pam Gonçalves

“Alina quer deixar seu passado para trás. Boa aluna, boa filha, boa menina. Não que tudo isso seja ruim, mas também não faz dela a mais popular da escola. Agora, na universidade, ela quer finalmente ser legal, pertencer, começar de novo. O curso de Engenharia da Computação — em uma turma repleta de garotos que não acreditam que mulheres podem entender de números —, a vida em uma república e novos amigos parecem oferecer tudo que Alina quer. Ela só não contava que os desafios estariam muito além da sua vida social. Quando Alina decide deixar de vez o rótulo de nerd esquisitona para trás, tudo se complica. Além de festas, bebida e azaração, uma página de fofocas é criada na internet, e mensagens sobre abusos e drogas começam a pipocar. Alina não tinha como prever que seria tragada para o meio de tudo aquilo nem que teria a chance de fazer alguma diferença. De uma hora para outra, parece que o que ela mais quer é voltar para casa.”

100_2054.JPG

Esse é o segundo livro da autora Pam Gonçalves, eterna Garota It e booktuber. A obra conta a história de Alina na transição de ensino médio para faculdade. Sempre foi muito tímida e reservada, mas agora dividirá uma casa com mais quatro estudantes, a República das Loucuras, e tudo começa a mudar.

Narrado em primeira pessoa, é perceptível o amadurecimento de Alina. O livro mostra bem essa expectativa vs realidade de como é ser um universitário. O foco mesmo da obra, mesmo nas entrelinhas, é o abuso sexual recorrente nas universidades. O medo de denunciar e o uso excessivo de álcool e drogas.

A escrita da Pam é simples e o livro é bem rápido de ser lido. A história é envolvente, impossível de não se identificar com algumas atitudes da protagonista. Aquele medo do que as pessoas irão falar de você, de como você é vista pelos outros e todo aquele drama adolescente/adulto. Os demais personagens que moram na república também mostram um pouquinho de cada um de nós em suas personalidades. Segredos, preconceitos e dores do passado.

Alina passa por muitas mudanças em pouco tempo, o drama de ser uma das poucas garotas em uma turma de exatas e cheia de homens, a fama de boa moça para uma não tão boa assim, a procura de sua verdadeira identidade, verdadeiros amigos e quem sabe, um futuro amor de verdade.

A capa foi escolhida por nós, fãs. A autora publicou duas versões de capa e por meio de votação no facebook essa foi a escolhida! Fiquei feliz, pois foi essa a capa que eu votei e a que mais gostei . A diagramação do livro é bem simples, e como está no auge, há algumas mensagens de whatapp intercalando as narrações. 

100_2055.JPG

Nome: Boa Noite
Autora: Pam Gonçalves
Editora: Galera Record
Nº de páginas: 240
Ano de edição: 2016

11 comentários sobre “RESENHA: BOA NOITE – Pam Gonçalves

  1. Olá, tudo bem?

    Acho bem legal os blogs valorizarem os escritores/autores nacionais. Confesso que não lembro da Pam Gonçalves, mas foi uma boa oportunidade. A sua resenha ficou boa, o livro parece ser legal. Pelo visto você se envolveu bem com a obra, curtiu! Isso é bom!

    Curtir

  2. Oi Amanda.

    Não imaginava que a Pam havia lançado um livro. Já assisti vários vídeos dela e vários livro que tenho em casa peguei dicas da Pam. Gostei do enredo do livro e sua resenha chamou atenção. Vou adicionar na minha lista.

    Bjos

    Curtir

  3. Já assisti alguns vídeos da Pam, mas nunca me interessei em saber mais detalhes sobre o livro, principalmente porque atualmente estão sendo lançados muitos livros de youtubers e a maioria não faz o meu estilo, mas lendo sua resenha agora fiquei muito interessada. A história parece ser bem interessante e fiquei curiosa para saber com termina.

    Curtir

  4. Oi Amanda, tudo bem?
    Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas me identifiquei bastante com a personagem pois quando estava na faculdade só tinha eu e mais uma mulher na sala, a princípio estranhei, mas a medida que vai passando o tempo acabei me acostumando e fazendo grandes amigos que estão presentes até hoje em minha vida. Fiquei curiosa para saber como a Pam desenvolveu o enredo e como tenho ouvido só elogios pretendo ler. Eu achei bem legal pedir ajuda para os fãs na hora da escolha da capa e fico feliz em saber que a que você votou foi a escolhida.
    Beijos

    Curtir

  5. Oi Amanda,

    então, não tive oportunidade de ler ainda esse livro da Pâmela Gonçalves e talvez nem chegue a ler, a verdade é que eu tô meio saturada desse tipo de livro… tô procurando umas leituras mais consistentes, coisas que me façam desenvolver algum tipo de reflexão mais crítica sabe? Em minha visão (e baseada na sua resenha e em outras que li) essa é uma leitura bem leve, coisa pra passar o tempo, certo? Mas talvez a galerinha mais jovem curta a leitura. Bem legal ver novos autores nacionais sendo cada vez mai reconhecidos pelas grandes editoras. bjs Dana – Feed your Head

    Curtir

  6. Helloo, tudo numa nice?!
    Eu também votei na escolha de capa do livro da Pam, mas eu votei pela outra que tinha efeito polaroid que foi a que mais curti. Anyways, li muitas resenhas que tinham opiniões divergentes sobre essa obra. Uns gostaram demais e outros disseram que o conto do primeiro livro da Pam foi melhor e outros disseram que ela acertou no tema, mas pecou no desenvolvimento e que a Alina não é tão tragável. Bem, eu quero ler por mim mesma para conferir, mas acredito que é bom essas resenhas mais negativas para a gente ir com pé no chão na leitura e não criar expectativas. Nunca li nada da Pam e estou curiosa.
    beijin…

    Curtir

  7. Olá! Adorei a temática do livro, uma estudante universitária que mostra a realidade de alguém que realmente quer e precisa estudar. Se a história é envolvente e conta com polêmicas, fiquei realmente com água na boca pela leitura. Adoro as dramatizações que parece terem sido bem exploradas pela autora e vou adicionar agora mesmo à minha lista de leitura.

    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    Curtir

  8. Oi Amanda.
    O tema da história me parece um pouco batido já e nunca consigo me ver nesse tipo de história por nunca condizer com a minha realidade na faculdade, então acaba não me chamando a atenção nunca.
    No mais, votei nessa capa também rs achei ela a melhor entre as duas e legal que tenha ganhado.
    beijo

    Curtir

Deixe um comentário

