#ACONTECEUEMSP – 32ª Bienal de São Paulo: Incerteza Viva

O tema da 32ª edição da Bienal de São Paulo de 2016, que acontece de dois em dois anos na cidade, é Incerteza Viva. Muitas pessoas dizem não entender a arte ou a acham “chata”, mas, como disse Edgar Ramos em um texto que li: “Entender de arte é entender as emoções humanas”, ou seja, se você não entende a arte consequentemente não entende suas próprias emoções.

100_1938.JPG

Incerteza viva está exposta no Parque Ibirapuera, Zona Sul de São Paulo, e trata de questões de arte contemporânea ligadas ao meio ambiente, combinando perfeitamente com o parque, e faz o público refletir sobre as atuais condições de vida.

100_2009.JPG

Dos 81 artistas das obras dessa exposição, 47 são mulheres! Em uma entrevista para a Rede Globo, o curador da mostra, Jochen Volz, afirma que fizeram uma pesquisa e o resultado foi que artistas homens são mais representados do que as mulheres, o número feminino ser maior é proposital.

100_2023.JPG

“Acreditamos que a incerteza é uma sensação que todos nós vivemos. Para nós, é importante pensar que a incerteza e a improvisação são forças muito importantes na arte”

Jochen Volz

100_1983.JPG

A exposição também é dinâmica, há espaços para assistir vídeos, expressar sua opinião sobre política e até descansar.

“Registrar um instante de emoção humana em um quadro, escultura, música ou o que quer que você entenda como arte, deve ser digno de admiração e respeito. Mas estamos tão ocupados tentando provar pro mundo e pra nós mesmos como somos fortes e resolvidos, que esquecemos simples emoções.”

Edgar Ramos

Local: Parque Ibirapuera, Pavilhão Ciccillo Matarazzo
Data: Até 11 de dezembro
Entrada gratuita!

Anúncios

10 comentários sobre “#ACONTECEUEMSP – 32ª Bienal de São Paulo: Incerteza Viva

  1. “Entender de arte é entender as emoções humanas” Perfeito! Amei a postagem, pois foge do senso comum do que a maioria dos blogs que visito publicam e a maneira como descreveu, gosto de texto que dialoguem, que tragam algo a mais para mim, que eu tenha identificação e isso aconteceu ❤

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s