DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA

“Captar por meio de lentes a imagem para registrar a história de povos e as transformações do mundo. Graças a uma pequena caixa as pessoas puderam passar a contar a própria história em forma e, posteriormente, em cor.”

Já pararam para pensar o quanto a fotografia mudou as nossas vidas e o nosso mundo? Antigamente, a única forma de registrar um momento era através da pintura. Atualmente, é só pegar o celular no bolso do jeans e clicar uma vez em um botão para que aquele momento único seja registrado.

fotografia3.JPG

O meu professor de fotografia sempre filosofava: “A fotografia é a morte.” Aquele momento fotografado um minuto atrás já morreu, já acabou, é passado. A fotografia está na sua mente, o que vemos na tela do celular ou na foto revelada é a imagem.

“No futuro, não serão considerados analfabetos apenas aqueles que não souberem ler, mas também quem não entender o funcionamento de uma máquina fotográfica.”

– Lazzló Moholy

fotografia6.JPG

Sem perceber, por meio das mudanças tecnológicas, a fotografia tornou-se ainda mais presente em nossas vidas, é capaz de falar por você, afinal, uma foto vale mais que mil palavras. É um sentimento puro e verdadeiro demonstrado em pixels ou pedaço de papel. Te faz rir. Te faz chorar. Te faz sentir.

fotografia2.JPG

Não é preciso ter uma boa câmera, quantas vezes já ouvi pessoas me dizerem que minhas fotos são lindas por que eu tenho uma câmera semi-profissional? É muito além disso. Cada pessoa tem um olhar fotográfico diferente. O que eu fotografei tem um significado, para quem observa a fotografia pode ter outro totalmente diferente. A foto bonita ou feia está na filosofia.

fotografia5.JPG

Já me perguntei várias vezes de onde veio essa paixão. Talvez da minha mãe que não pode ir em uma festa de aniversário sem fotografar cada detalhe. Talvez do meu namorado, que assim como eu ama tirar fotos. Talvez do meu professor de fotografia, Andy, que da maneira mais maravilhosa possível fez toda teoria virar prática. Talvez veio de mim, daqui de dentro, em um cantinho do coração que queria registrar cada momento de alegria e tristeza que me deparasse.

fotografia4.JPG

É um amor que cresce, evolui e vira história.

34 comentários sobre “DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA

  1. Acredito que a fotografia não se resume em uma câmera boa, de ótima qualidade, cara, ou cheia dos itens diferentes pra gente utilizar. Ela parte do sentimento que temos com aquele momento, que por frações de segundos amamos aquela paisagem, aquele animal, e queremos registrar. Eu mesmo fotografo com um celular, e mesmo não sendo AQUELA BAITA IMAGEM ainda sim amo toooda foto que tiro. Parabéns pela reflexão Amanda, e pelas fotos que tornaram essa postagem ainda mais linda! ❤

    Curtido por 1 pessoa

  2. que post mais lindo e inspirador! achei a filosofia do seu professor super legal hehe

    desde pequena eu gosto de fotografar ❤ hoje, digo que minhas fotos são a forma como eu enxergo o mundo *-*

    beijos.

    Curtido por 1 pessoa

  3. A fotografia realmente é a morte. Quantas e quantas vezes ouvi isso nas aulas de foto da faculdade. A gente acaba não dando muita importância, mas depois de um tempo, percebemos o quanto aquele momento era importante, singelo e indispensável, agora só na memória e nas fotografias que carregamos ♥ Eu amo fazer uma foto, é incrível ter um olhar diferenciado. As suas são lindas, aliás.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Amei o post, amei as fotos, mas discordo que “A fotografia é a morte.”, porque apesar de sábias palavras, pra mim a fotografia é vida. Aliás, é uma revida. É a oportunidade de reviver o momento, a lembrança, o sorriso, o choro, a saudade…Acho incrível quem consegue transparecer, por meio de uma imagem, uma ideia, um pensamento ou um sentimento que a fotografia permite demonstrar. 😉

    Curtido por 1 pessoa

  5. Que texto lindo!
    Desde criança sou fascinada por fotos.
    Jamais podemos fazer qualquer momento voltar, mas a fotografia pode dar pra nós esse gostinho da saudade, a lembrança e poder reviver tudo aquilo por tantas vezes também.
    Um beijo e sucesso ♥
    taticarvil.blogspot.com.br

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

