Você já ouviu falar de ESCAMBO?

O Google nos diz que escambo é uma troca de mercadorias ou serviços sem fazer uso de moedas. E o que é que nosso amigo Google nos diz que não acreditamos, não é? E é isso mesmo, o escambo é um método de comércio sem o uso do dinheiro.

Com a chegada dos portugueses ao Brasil, foi que se iniciou essa prática no nosso país. Os portugueses concediam mercadorias aos índios, e em troca, eles concediam obra-prima ou algum serviço.

A palavra salário vem do latim de “pagamento em sal“, uma das formas de troca do escambo. Peixe por sal, tecido por grãos, ferramentas por água, etc. Atualmente, com a economia baseada em moedas, a prática do escambo é pouco utilizada, mas nada nos impede de a trazer de volta, certo?

Você já deve ter trocado algum batom por um rímel, uma presilha por outra, um livro por outro, etc. Se você já fez isso, você já praticou o escambo. Que tal juntar as amigas, o pessoal da sala, a família e fazer uma feira de escambo?

Sabe aquele vestido que você só usou uma vez e está quase grudando na prateleira de tanto tempo que está guardado, aquela camiseta que você já enjoou, aquele perfume ou creme que ganhou e não gostou muito, aquele jogo que já zerou todas as fases e está esquecido na gaveta? Às vezes alguém tem uma calça que é a sua cara e não usa, e está tentando arrumar um jeito de desapegar. Talvez ela goste daquele seu perfume e esteja disposta a trocar a calça pela fragrância.

Você pode procurar sites, grupos no facebook, ou páginas que realizam essa troca entre pessoas desconhecidas, ou quem sabe fazer um grupo no whatsapp e adicionar pessoas que se interessem por isso, assim elas vão adicionando os amigos, e os amigos dos amigos, e quando você se der conta, isso se tornará uma corrente enorme e tanto você quanto todas as outras pessoas sairão no lucro, já que irão se desfazer de algo que não as interessa mais, por algo que encheu seus olhos. E o melhor: sem gastar um centavo! O escambo, além de ser um comércio sustentável, é super divertido.

Artigo: Paula Karoline
(Colaboradora do blog)

Anúncios

12 comentários sobre “Você já ouviu falar de ESCAMBO?

  1. Já tinha ouvido falar! E realmente toda essa troca foi a essência do comércio. Gostaria de me deparar com alguém que eu pudesse fazer essa boa troca, assim nós dois saímos ganhando. Participo de um grupo no Face com ideia parecida.

    Curtir

  2. Assumo que quando li o título, achei que fosse falar de alguma banda, mas quando comecei a ler, pensei em quão idiota fui… kkk, Amei sua ideia, acho que o desapego de coisas que não nos serve mais, mas que ainda nos traz um valor sentimental, tem nos dado ideias de como fazer proveitos dessas peças…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s