1º semestre de Jornalismo finalizado

O tempo passou muito rápido e o 1º semestre de Jornalismo acabou! É estranho pensar que daqui dois meses acontecerá coisas tão diferentes das quais já me acostumei. Para as pessoas que ainda possuem dúvidas em relação à profissões ou o curso de Jornalismo contarei das minhas experiências nesse 1º semestre e o que eu achei de cada matéria.

História do Jornalismo
Imagine a matéria de História da escola. Lembra da ditadura, do governo de Vargas e JK? Então, é basicamente isso só que voltado para a imprensa. Nessa matéria meus olhos foram abertos de uma forma bem diferente que eu imaginava que era o Jornalismo. Tanta corrupção, injustiça, desigualdade… Tudo aquilo que estudamos na escola passa a ter um peso maior quando se trata dessa profissão. Apesar de pensar tanto em “que horror”, “como concordaram com isso?” ou “por que eles trabalhavam assim?” é a matéria que eu mais adorei! Era uma matéria online, já que a minha turma é composta por alunos de Jornalismo e Publicidade, mas eu queria muito que fosse presencial. Seria mais dinâmica, não ficaria tão massante de ler vários textos e fazer várias atividades. É aquela matéria que ou você entende ou você entende, sabe? É importante conhecer a história da nossa profissão para saber por que ela é desse jeito nos tempos atuais. Conhecer histórias é muito importante, seja qual for.

Comunicação e Expressão
Costumo dizer que é a Língua Portuguesa do ensino médio. Todas as figuras de linguagens ganham um sentido maior quando comparadas com textos jornalísticos. Não era uma das minhas matérias favoritas por ter conteúdos que eu já havia visto, desmotivava um pouco. A parte legal era ler os textos e identificar. Essa sim seria uma boa matéria online, já que, basicamente seria uma revisão. Percebi que muitos colegas tinham uma enorme dificuldade nisso, mas não dá para julgar, alguns saíram do ensino médio tem muito tempo.

Comunicação Gráfica e Design
Como o próprio nome já diz, essa matéria trabalha com a diagramação dos veículos de comunicação. Aprendemos sobre tipografia, a ler fotos, organizar textos e imagens em uma página e tudo que envolve design. Seria uma matéria maravilhosa, mas deixou muito a desejar. Achei que íamos aprender a usar alguns programas da Adobe que servem para diagramar revistas e jornais, só que infelizmente tudo não passou de teoria. O que é péssimo, na minha opinião. Uma matéria importante que deixou muito a desejar, espero mais pra frente ter uma matéria que se aprofunde mais nisso, se não terei que procurar um curso a parte para aprender a diagramar.

Fotografia
A melhor matéria que poderia ter em um curso de comunicação. Só quando começamos a aprender sobre fotografia entendemos o significado que uma foto tem, e são muitos significados! Essa aula me lembrava um pouco a matéria de Filosofia do ensino médio, é preciso ir bem a fundo para conhece-la. E era uma aula bem prática, apesar de ser focado bastante na teoria. O meu professor fazia de tudo para praticarmos aquilo que aprendíamos em sala. Pedia pequenos trabalhos fotográficos, fazia votação da melhor foto e várias outras coisas. É a única matéria que sentirei falta.

Agora vem a grande pergunta:”Mas Amanda, se você tinha só quatro matérias então você só estudava quatro vezes por semana?” Na verdade não. Na minha universidade um dia na semana é dedicado para horas complementares e nesse semestre as matérias eram Excel e Inglês. Tudo bem que são coisas importantes de serem aprendidas, mas eu não concordo. Poderia ter uma matéria a mais em cada semestre, mas ao invés disso temos matéria extracurriculares. Não sei se vocês concordam comigo, mas, se você precisa de horas complementares, você que corra atrás. Digo isso por que estava aprendendo o básico de Excel e Inglês e pra quem me conhece sabe que eu já tenho o básico dos dois. Eu participava dessas aulas para não precisar frequenta-las nos próximos semestre, assim, já atingia as horas pedidas pela universidade.

Agora vem a parte legal: o trabalho de fim de semestre. Em grupos, montamos uma revista. Isso mesmo, uma revista! A única regra é que o tema seria baseado na cultura de São Paulo. O meu grupo escolheu o tema “games” como cultura de SP. Não foi eu que escolhi, afinal, não entendo absolutamente nada sobre games. Mas é um tema que está presente desde a infância e sem perceber, tornou-se cultura principalmente para os paulistanos. Ela ficou linda! Bem colorida e cheia de curiosidades, em breve deixarei disponível aqui no blog, já que conta como portfólio profissional.

Espero que tenham gostado de saber como foi esse meu 1º semestre de Jornalismo. Sempre que possível falarei mais sobre a minha tão amada profissão.

40 comentários sobre “1º semestre de Jornalismo finalizado

  1. Na instituição que eu estudo os 5 primeiros semestres de Publicidade, Jornalismos e Relações públicas são iguais. Eu fazia Publicidade, mas em teoria fazia qualquer um dos cursos, já que fiz só 4 semestres e depois troquei pra letras. As matérias do meu primeiro semestre foram bem meia boca: Universidade e Sociedade, Introdução a Comunicação, Tecnologia em Comunicação, Sociologia e Comunicação e Leitura e escrita na formação universitária. Confesso que o meu primeiro semestre de comunicação não foi lá grandes coisas (assim como os outros, tanto que eu desisti).

    Curtido por 1 pessoa

    • Acho que todos os cursos deixam um pouco a desejar, sabe? Eles não se aprofundam tanto assim… Pelo menos nesse meu primeiro semestre, como eu disse. Mas eu estou adorando e não vejo a hora de começar as matérias práticas.

      Curtir

  2. Estou morrendo de amores por esse post! Eu quero muito fazer jornalismo porque meu sonho é trabalhar numa revista *_* OMG vocês tiveram que fazer uma ❤️

    Tenho certeza que minha matéria favorita seria fotografia porque EU AMO mais que qualquer coisa!

    Muita sorte nesse segundo semestre 🙂 conta mais sobre o curso aqui, tá?

    Beijos.

    Curtido por 1 pessoa

    • É muito legal elaborar uma revista, mas a parte de diagramar deixei pra quem entende de photoshop, já que eu sou bem leiga haha. Fiquei na parte de redação e fotografia, que foi maravilhoso!
      Pode deixar que no segundo semestre terei mais experiência para contar mais coisas pra vocês.
      Um grande beijo ❤

      Curtir

  3. Uau, confesso que já pensei em fazer jornalismo por gostar de história, português e fotografia, mas depois desse post vi que prefiro pedagogia hahahaha.
    Que seu 2• semestre seja melhor! Sucesso.
    BEIJOOOS ❤

    Curtir

  4. lembro de uma época que eu queria muito fazer jornalismo, eu acho incrivel a profissão, porem com o tempo percebi que não fazia muito o meu estilo, haha só muito indecisa, mais quem sabe um dia.
    deve ter sido legal fazer uma revista, mostra a revista queremos ver ^^

    Curtido por 1 pessoa

    • É uma profissão bem diversificada por causa das áreas de atuação. Também sou muito indecisa, mas acho que tomei a decisão certa haha.
      Vou mostrar sim! Caso tenha dúvidas sobre a profissão é só me mandar que eu farei outro post.

      Curtir

  5. Pelo que percebi a grade curricular do curso já mudou muito rs. Quando comecei não tinha nenhuma das duas matérias, mas fotografia sempre foi o meu amor maior de todas as disciplinas dos primeiros semestres. Nossa, eu amava sair pela faculdade com uma câmera na mão e uma lista na outra rs. Te desejo muito sucesso por aí, espero que goste do curso até o finalzinho ♥

    Curtido por 1 pessoa

  6. Oi Amanda! Que interessante foi você compartilhar suas primeiras impressões aqui. Sabe, esse é um dos cursos que teria interesse em fazer. Realmente, as vezes vamos com algumas expectativas e não sai como esperamos, mas como deu para perceber, você está gostando e ainda terá muita coisa boa pra viver durante os próximos semestres. Fiquei curiosa pra ver a revista que vocês montaram. Desejo boa sorte! bjo

    http://lorenacaribe.blogspot.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

  7. sou formada em Design de Moda, mas meu sonho sempre foi, e ainda é, fazer Jornalismo.
    Trabalho já na área, as palavras me fascinam!
    Quero ver se ano que vem começo de verdade a graduação, ou faço uma pós em jornalismo de moda.
    Beeeeeeijos e sucesso no curso! ♥

    Curtido por 1 pessoa

  8. Já estava à procura de posts que contassem a experiência da pessoa com o primeiro semestre do curso e finalmente achei o seu ❤ Super explicadinho! Meu sonho na verdade é me formar em Direito, mas depois pretendo fazer de Jornalismo também, amo as duas áreas e não sei em qual atuar.

    Curtido por 1 pessoa

    • Já tive muita dúvida na escolha do curso, mas o ideal é você fazer algum curso técnico nas áreas que gosta para ver se realmente é o que você quer. Não sou muito de acordo com quem começa uma faculdade e depois tranca por não se identificar. Jo é maravilhoso, muito sucesso pra você, em qualquer que seja sua área ❤

      Curtir

  9. Oie, tudo bem? Que notícia mais legal, com certeza é uma grande vitória. Tem que aproveitar para estudar e aprender bastante agora no início pois vai ficando cada vez mais difícil. Estou iniciando meu TCC agora e nossa, dá trabalho haha Espero que você continue firme e que dê tudo certo. Sucesso pra você! Beijos, Érika ^^

    Curtido por 1 pessoa

  10. Eu amei conhecer o ponto de vista de uma estudante de Jornalismo, eu sou acadêmica da 2ª fase do curso de História – Licenciatura, mas ano passado também passei no vestibular pra Jornalismo, e preciso te dizer, o coração bateu forte. É uma profissão linda!
    Essa tua frase: “conhecer histórias é muito importante, seja qual for”, é muito real pra mim ❤

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

