Comida de propaganda x Comida real

Minha matéria favorita da faculdade é Fotografia e algumas semanas pegamos um tema bem legal de aprender, como é feita a comida de propaganda? Aquele big mac da foto com certeza não é o que retiramos no caixa, não é mesmo? Por isso vim falar do poder da foto publicitária. Veja até que ponto as fotos são manipuladas para que as pessoas desejem determinado produto.

Observe a seguinte foto. Tudo é perfeito de mais. “Claro, usam photoshop”. Mas o photoshop é o último recurso utilizado para manipular uma foto, existem mil formas de nos convencerem a desejar algum produto. Pense na seguinte situação: quando você está com fome, o que você deseja comer? Eu desejaria comer algo grande, de certa forma o “tamanho” da comida me deixaria satisfeita.

comida-de-propaganda-

“Se não é só photoshop, como eles manipulam a foto?” Quando você vai tirar uma foto sua, como você costuma tirar? Eu sempre tiro foto de um ângulo que valorize o meu rosto, que mostre “o meu melhor lado”. Coloco uma roupa legal, passo maquiagem e por último eu coloco algum efeito do instagram, por exemplo. A mesma coisa é feita com o lanche. Para esse tipo de foto existe um Food Style. É essa pessoa que tem ideia para manipular cada ingrediente desse lanche. O hambúrguer é fritado de lado para dar a impressão que é maior, o pão é escolhido a dedo, o mais alto e mais bonito. O queijo tem uma medida certa para ser fatiado. A ordem de colocar o alface e o picles é bem perfeccionista.

Assista ao vídeo para entender esse processo:

E não pensem que eles estão enganando o consumidor, pois não é verdade. O poder da foto publicitária é tão grande que eles podem manipular o objeto utilizado na foto da forma que eles bem entenderem, o que não pode é MENTIR. Todos os ingredientes que eles usam para a foto são os do lanche comum, o que muda é o método de posicionar e montar o lanche para deixá-lo maior e chamativo.

Não se sintam enganados, as ideias são vendidas assim.

29 comentários sobre “Comida de propaganda x Comida real

  1. Adorei o post e o vídeo ❤ super informativos!
    Continuo achando meio decepcionado ver um comercial super atrativo e chegar no fast food e comprar algo meio "murcho-triste-caído" haha
    Beijos ❤️

    Curtido por 1 pessoa

  2. Adorei seu post e esse vídeo 🙂
    As pessoas comem primeiro com os olhos por isso acho que ficam meio que decepcionadas com o lanche rsrsrsrsrsrs…. Eu já trabelhei em restaurante e sei como é isso 🙂
    Sinceramente prefiro a da propaganda rsrsrsrs….
    ótimo domingo
    bjo

    Tati C.

    Curtido por 1 pessoa

  3. que post maravilhoso, eu fico super triste quando vejo uma propaganda com um lanche gigantescos e quando chego pra comprar não era nada do que eu imaginava, o lanche é super pequeno e na propaganda era o paraíso de grande kkk

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

